Brasil venceu III Olimpíada de Matemática da CPLP

O Brasil venceu a III Olimpíada de Matemática da CPLP, realizada em Maputo, obtendo uma medalha de ouro e três de prata, numa competição em que participaram ainda alunos de Portugal, Moçambique e de São Tomé e Príncipe.

Portugal, com uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze, classificou-se em segundo lugar, seguido de Moçambique, com três medalhas de bronze.

São Tomé e Príncipe, o outro participante, não conquistou qualquer medalha.

Falando sobre a não comparência dos outros países lusófonos, Ivaldo Quincardete, director moçambicano do Ensino Secundário Geral, disse que Angola e Cabo Verde não justificaram a sua ausência, enquanto Guiné-Bissau e Timor-Leste alegaram a situação política atual que se vive naqueles países.

O evento é uma iniciativa que envolve a participação de jovens estudantes, de até 18 anos, selecionados exclusivamente através da sua competência na disciplina de matemática.

“Depois de uma semana de intensas competições em que usaram como instrumentos o vosso saber, a vossa inteligência, a criatividade e imaginação chegamos hoje ao fim da Terceira Edição da Olimpíada da CPLP”, disse Quincardete.

Olimpíadas de matemática da CPLPDezasseis alunos de países lusófonos participaram esta semana, em Maputo, nas III Olimpíadas de Matemática da CPLP, destinadas a promover o gosto pela disciplina e a desmistificar a ideia de que a Matemática é um “quebra-cabeças”.

Os 16 alunos, menores de 18 anos e a frequentarem entre o 10.º e o 12.º anos, foram submetidos a provas de Matemática, na quarta e na quinta-feira, com vista a apurar-se a classificação final para alunos e países e a premiar os melhores com medalhas.

 Fonte:LAS // MLL – Lusa/fim
Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s