O IILP


O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) tem uma história que começa, oficialmente, em 1989, quando os países de expressão portuguesa se reúnem, em São Luís do Maranhão para pensar as bases de uma comunidade de língua portuguesa. Na altura, a ideia de criação de um instituto partiu do então Presidente da República do Brasil, José Sarney.

Contudo, o Instituto só se tornaria realidade mais de 10 anos depois, na VI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), que entretanto se havia formado, reunião essa que realizada em São Tomé e Príncipe. Na reunião, foram traçadas orientações para a implementação desse organismo promotor da língua portuguesa.

Esta decisão levou à aprovação dos estatutos do IILP, com a escolha do país que acolheria a sua sede, neste caso a República de Cabo Verde, e a convocação da sua primeira Assembleia-Geral. Esta viria a ser realizada em Abril de 2002, com Cabo Verde a ser escolhido para gerir os primeiros anos da existência do Instituto.

O IILP tem como objetivos fundamentais “a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais”.

Seguindo o princípio da rotatividade entre os Países da CPLP para a Direção Executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), a Professora Doutora Marisa Guião de Mendonça, nomeada na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, Dili, 2014, foi empossada como diretora executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, órgão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A duração do seu mandato é de dois anos (2014-2016).
Com vasta experiência em gestão, a nova diretora assume com muitos desafios pela frente, entre eles estão o de desenvolver as bases de trabalho, dar continuidade aos projetos e as ações iniciadas, na gestão anterior; iniciar e desenvolver, de forma inovadora as prioridades incluídas nos Planos de Ação de Brasília e de Lisboa. Comunicar bilateralmente com o universo institucional mais amplo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e partilhar o seu mandato com as Comissões Nacionais (CN) dos diferentes Países que integram o IILP e a CPLP.

 Sobre a Diretora

Nascida em Moçambique, Marisa Mendonça é Doutora em Educação/ Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil. Foi Diretora da Faculdade de Línguas da Universidade Pedagógica, Moçambique (2003-2009). Atuou como Coordenadora Geral do Programa de Formação Contínua de Professores de Português – modalidade semi-presencial (Programa Universidade Pedagógica-Instituto Camões), 2005-2013. Entre 2009 a 2012, assumiu como Diretora da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica, Moçambique. Diretora da Escola Superior de Contabilidade e Gestão da Universidade Pedagógica, Moçambique (2012-2014). Sua experiência na área de lecionação ao nível de graduação e pós-graduação concentra-se na Didática do Português, Supervisão Pedagógica em Ensino de Línguas; Análise e Produção de Materias Didáticos para o Ensino de Língua, Produção de Recursos Didáticos para o Ensino de Português/ Língua Estrangeira, Produção de Português Oral, Produção de Português Escrito. Já na área de investigação seus estudos focam as Metodologias de Ensino de Português, Língua Não Materna; Desenvolvimento Curricular em Línguas em contextos de diversidade linguística; Interculturalidade.

 

 

 

 

7 respostas a O IILP

  1. GUILHERME diz:

    NOOSSA MEU MUITO IRADO ESSE BLOG GOSTEI MT VO DIVULGA PRA TODOS MEU AMIG

  2. izolda diz:

    très agréable de vous aimé le travail très intéressant désormais toute la semaine viendront jeter un œil pour voir si vous avez s’il vous plaît n’oubliez pas de nouvelles à la poste et avisera également tous mes contacts et leur dire de regarder les parabens blogue

  3. francisco gomes de matos diz:

    Muito bom dispormos de um blog sobre o IILP.

    Faço votos de que os esforços em prol da internacionalização da língua

    portuguesa frutifiquem mais e mais

  4. Aldicea Craveiro diz:

    Que bom. É um trabalho primoroso.

  5. Bom dia. Gostava de saber qual o email onde poderei remeter notícias sobre divulgação de eventos da língua portuguesa.
    Com os melhores cumprimentos,
    Anabela Carvalho

  6. De 07 a 09 de dezembro de 2011, se estará realizando o ONCONMULINDI 2011 ONLINE, o Onze Congresso Municipal: A Linguística Diversificada junto à dinâmica das Línguas Naturais online. Estão todas e todos convidados.
    Mas informações no site http://www.prounitaguaiba.pro.br/inonconmulindi.html
    Atenciosamente,
    Benko Seijankuo Isaso Palomino
    da Comissão Organizadora do ONCONMULINDI 2011
    Realiza: PROJETO UNIVERSIDADE TAGUAIBA – PROUTA
    O projeto que dá certo em qualquer sistema
    São Paulo, SP. Brasil Sul-américa

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s