IILP vizinho da Casa das Canárias

No dia de ontem, 04 de setembro, o Diretor Executivo do IILP fez uma visita de cortesia à sucursal da FUCAEX na cidade da Praia. A FUCAEX – Fundação Canárias de Ação Exterior do Governo das Canárias – conhecida como Casa das Canárias, é uma entidade pública, sem fins lucrativos, que tem como objetivo geral o fomento e apoio de atividades, ações e programas destinados a reforçar a presença da Comunidade Autônoma das Canárias no exterior e a promoção de seus interesses no território nacional e no resto do mundo, especialmente nos estados com os quais tem vínculos e laços especiais por razões históricas, culturais, econômicas ou de natureza análoga aos mesmos.

O Diretor do IILP, Gilvan Müller de Oliveira, foi recebido pela Delegada da Fundação, Pilar Ureña Escariz, que  apresentou o Programa de Cooperação Transnacional Madeira-Açores-Canárias (MAC, 2007-2013) que tem por objetivo ampliar o espaço natural de influência socioeconómica e cultural dos três arquipélagos, reduzindo os obstáculos que limitam as suas possibilidades de intercâmbio no entorno geográfico próximo.

Dentro da perspectiva de cooperação entre as duas Instituições,  a Delegada informou que os temas culturais ainda estão em estudo e poderão propicipar cooperações entre as Canárias e o IILP.

 Um dos projetos que está dentro do programa MAC é o projeto Africa Andandoo (o nome pode se referir ao verbo andar mas significa também “juntos” na língua Wolof e traz o projeto para o âmbito das línguas africanas). Este esforço tem como objetivo sensibilizar os jovens canários relativamente aos países vizinhos para melhorar o seu conhecimento em relação a esses países e ainda aumentar a cooperação entre os mesmos. Começou no ano passado no Senegal, este ano está a decorrer em Cabo Verde e para o próximo ano terá lugar em Marrocos. Consiste na escolha de 20 jovens canários (através de concurso com trabalhos sobre a África) e 20 jovens dos países visitados, que farão um tour cultural pelo país.

O Diretor traçou um breve perfil do IILP e  apresentou os projetos do VOC, de apoio às Iniciativas Culturais dos PALOP (PAIC – PALOP) e  falou sobre os fundos ACP. Ainda, foi colocada a Casa Cor-de-Rosa, sede do IILP,  à disposição para a realização de eventuais eventos  que a Casa das Canárias queira promover na expectativa de profícua parceria com as Ilhas Canárias e a entidade que as representa em Cabo Verde.

 

 

About these ads

Sobre IILP

Objectivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s