Colóquio na Universidade de Sófia

Há vinte anos atrás os Estudos Portugueses e Lusófonos na Bulgária
empreenderam o caminho de curso de licenciatura autónomo na Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski sob o nome de Filologia Portuguesa. Ao longo desse percurso, a pequena comunidade lusofalante de docentes búlgaros tem vindo a empenhar o seu esforço didático e científico na formação de várias centenas de especialistas em Língua Portuguesa, Culturas e Literaturas Lusófonas. As orientações do ensino e da investigação desenvolvidos pelo corpo docente da Filologia Portuguesa na Universidade de Sófia motivam as áreas privilegiadas do colóquio:

As literaturas portuguesa, brasileira e africanas de expressão portuguesa no foco da história literária, da teoria literária e da literatura comparada.

A linguística portuguesa no seio do tipo linguístico românico, teoria linguística e linguística comparada.
A cultura lusófona: polifacética e multicontinental.Aspectos do ensino do português como segunda língua na Bulgária, no contexto do espaço europeu plurilinguístico.
A problemática da tipologia na tradução, a tradução enquanto instrumento didático e cognitivo, receção na Bulgária das traduções das literaturas portuguesa, brasileira e africanas de expressão portuguesa.

As línguas de trabalho do colóquio serão o búlgaro e o português.

A apresentação das comunicações terá uma duração de 20 minutos. As comunicações apresentadas e aceites nas respetivas secções serão publicadas, sendo requisitado o volume de 10 páginas (1800 caracteres por página, incluindo espaços). As normas para a publicação das Atas serão remetidas aos participantes com a Primeira Circular em setembro de 2012.

Mais informações: filport20anos@gmail.com

About these ads

Sobre IILP

Objectivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s