As Línguas Moçambicanas em pauta

À semelhança do que acontece com a língua portuguesa, é premente padronizar os procedimentos de uso das línguas moçambicanas para facilitar a sua aplicação em diferentes campos de conhecimentos, em particular na comunicação social, no ato da fala.

A ideia foi defendida hoje, num debate  no Auditório da Rádio Moçambique, em Maputo, subordinado ao tema Jornalismo e Línguas Moçambicanas. A iniciativa foi do Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação.

Segundo os participantes, de entre eles os oradores, urge encontrar uma forma de organizar o material existente sobre as línguas moçambicanas, em uso no país, para que estes idiomas tenham uma bibliografia própria e acessível aos usuários.

Segundo António Chipanga, profissional da Rádio Moçambique, na ocasião orador, o material disponível sobre o assunto em alusão “está aquém do desejado”.

O orador disse que atualmente, na comunicação social, a rádio e a televisão são os únicos meios viáveis e práticos para difundir conteúdos informativos usando as línguas moçambicanas. Alias, a rádio, por exemplo, tem estado desempenhar esta tarefa.

Quanto ao jornal, há muitos obstáculos por ultrapassar, tais como a ausência de padronização da escrita em línguas moçambicanas.

Fonte: @Verdade

About these ads

Sobre IILP

Objectivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s