Colóquio Internacional discute ações estratégicas para a promoção do português

Cerca de 47 por cento dos funcionários responsáveis pelos idiomas das Organizações Internacionais irão para a aposentadoria nos próximos 4 anos, e os idiomas de  África poderão ser os mais  atingidos, caso não se assegure  a manutenção de atividades nestas áreas.

Com esta informação, fornecida pelo Doutor Moss Lenga, Diretor do Departamento de Tradução e da Rede de Escolas de Tradução e Interpretação de Conferência da África, foi aberto o segundo dia do Colóquio Internacional “A Língua Portuguesa nas Organizações Internacionais”, realizado em Luanda de de 03 a 05 de julho do corrente. Moss Lenga é também coordenador do Projeto Africano, que tem por objetivo estabelecer centros de excelência  em todo o continente, oferecendo pós-graduação de formação universitária na área de tradução, interpretação de conferências e serviço de interpretação pública.

O representante do Fórum de Macau, Doutor Joaquim Pereira da Gama,  expôs a dimensão do comércio  entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que chegou a 116 bilhões (mil milhões) de dólares no ano de 2011 e chamou a atenção para os projetos de formação de quadros em língua portuguesa que tem ocorrido na RAEM – Região Administrativa Especial de Macau, e que projeta este idioma naquela região do mundo.

Já o Doutor Amaral Lala, Diretor Adjunto para a Área Científica do Instituto de Relações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores de Angola, fez uma análise histórica da emergência do sistema internacional  de Estados mostrando que, a partir do século XVII, o francês substituiu o latim como língua internacional e, por sua vez, foi substituído pelo inglês a partir da Primeira Guerra Mundial. Para que o português ocupe maior lugar como língua diplomática, afirmou que é preciso atuar mais fortemente na educação das populações lusofalantes.

A Professora Doutora Marisa Mendonça, da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica de Moçambique, trouxe ao público um histórico da formação de tradutores e de intérpretes de língua portuguesa do curso de mestrado, oferecido desde 2010 para formar profissionais nesta área com competência para trabalhar em organismos e instituições supranacionais e internacionais, incluindo a possibilidade de   planificar  no currículo do curso, algumas  línguas africanas como, por exemplo, o Kiswahili.

Maria Alice Tavares, professora da Universidade Gregório Semedo, Luanda, falou sobre a concepção de uma base de dados multilíngue  para uma tradução de qualidade na área das ciências econômicas dentro de uma perspectiva da gestão do conhecimento.

A  Professora Doutora  Maria da Graça Krieger, da Universidade do Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil, abordou  a necessidade de padronização da terminologia em língua portuguesa, entendendo que este é um importante ato de política linguística da maior relevância. Advêm daí a necessidade de maior  formação de quadros na área.

A última mesa do Colóquio teve como moderador o Senhor Embaixador de Angola junto a missão da CPLP, Helder Lucas, e contou com as palestras Professor Doutor José Pinto, da Universidade Lusófona de Lisboa, Portugal, do Mestre Márcio Undolo e do Engenheiro António Kizeidioco.

About these ads

Sobre IILP

Objectivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a Colóquio Internacional discute ações estratégicas para a promoção do português

  1. Penso que este colóquio é de grande valia à promoção da língua portuguesa no cenário internacional. São colocações e propostas que , ao meu ver, devem ser consideradas e postas em prática para que a língua de Camões possa alçar patamares de relevância nas organizações internacionais. Sou brasileiro do Estado de Alagoas, graduado em Língua Portuguesa e gosto muito deste idioma.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s