Assinado termo de cooperação entre IILP e Guiné Equatorial

Ministro Exmo. Sr. Pastor Micha e Diretor-Executivo do IILP, Gilvan Müller de Oliveira

Assinado  hoje (7/02),  um Convênio de Cooperação Técnica entre a Guiné Equatorial e o IILP – Instituto Internacional da Língua Portuguesa, que visa financiar uma missão de trabalho de uma equipe de linguistas lusófonos convocada pelo IILP para pesquisar e publicar um livro sobre o Crioulo Português de Annobon, documento que colabora com a visão de que a Guiné Equatorial tem em seu território um crioulo do português e, portanto, situa-se no âmbito de uma lusofonia ampliada. Outro projeto inserido no termo do Convênio  é a elaboração de um programa de implementação do português, e também de como administrar a co-habitação das três línguas oficiais do país.

Em julho, o diretor do IILP esteve em Luanda com representantes do Governo da Guiné Equatorial, com vistas a elaborar o Eixo 1 do Plano de Adesão deste País como membro pleno da CPLP, isto é, o Eixo que trata da Implementacão do Português, depois que Guiné oficializou o idioma no ano passado. Para isto, foi formulado conjuntamente com o Governo Equato-Guineense um Mini-Plano 2011-2012, incluindo ações que estão neste Convênio assinado hoje, e que servirão de demonstração do interesse efetivo do país em ter o português como idioma oficial.

Guiné Equatorial foi admitida como Observador Associado da CPLP na VI Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, realizada em julho de 2006, em Bissau. Em junho de 2010, este País solicitou formalmente a sua adesão como membro de pleno direito da CPLP.

Em maio de 2011, uma delegação composta pelo  embaixador Luís Fonseca,  pelo diretor executivo do IILP, Gilvan Müller de Oliveira  e pelo assessor da área político-diplomática do Secretariado Executivo, Mário de Azevedo Constantino, estiveram em Malabo,  para avaliar o desenvolvimento do programa de adesão da Guiné, dando continuidade às reuniões de concertação já havidas em Lisboa, na sede da CPLP, em novembro de 2010 e março de ano passado.

Fotografia: Vasco Ludgero

About these ads

Sobre IILP

Objectivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s